Os Desafios das Marcas no Mundo Digital (parte 2)
Atrair e conectar o cliente, é o novo modelo na web.
Na primeira parte deste artigo falei sobre oportunidades que as empresas podem estar perdendo, pelo fato de não entenderem as mudanças que a internet trouxe no perfil de como as pessoas interagem com marcas no mundo digital.
A forma como se busca todo tipo de informação e a habilidade que clientes tem de filtrar informações, que não tenham relevância para suas necessidades, está impactando o modo como as empresas devem se comunicar com seus clientes.
Expressões como o “banner blindness” já são utilizadas para retratar o fato de que, as pessoas já ignoram inconscientemente os banners que são expostos em websites como propagandas.
Em uma economia dominada pela luta para se conquistar a atenção do cliente, é cada vez mais importante estar presente quando o internauta busca pelas informações que tem interesse.
Como a web é um veículo de comunicação extremamente fragmentado, essa presença deve abranger diversos pontos de contato com o público alvo de determinada marca, como websites, mídias sociais, campanhas de links patrocinados, resultados de buscas orgânicas, dispositivos variados como por exemplo os tablets.
A eficiência de campanhas online, que usam a forma de comunicação tradicional como raciocínio básico, é cada vez mais reduzida. Campanhas offline na mídia impressa e na TV tem cada vez menos eficácia devido aos novos hábitos de busca e consumo da informação no dia a dia.
Se sua empresa quer encarar de frente este desafio e construir sua marca como uma ativo na web, aqui vão 4 dicas que são constituídas de ferramentas para ajudá-lo no processo.
1) Estabeleça sua presença na web
Seu site precisa estar adaptado a web 2.0 e ter ferramentas de interatividade e compartilhamento. Toda a identidade visual de sua empresa deve estar integrada com as mídias sociais e seu site deve estar preparado para formatos diversos, como os Tablets por exemplo.
2) Seja Encontrado na web
Desenvolver a estratégia correta de palavras chave, gerar campanhas nas mídias sociais e no Google são a base para ser encontrado quando o cliente busca o que precisa. Uma estratégia bem sucedida não somente posiciona a empresa na busca orgânica, mas também gera tráfego para o site proveniente de diversas fontes.
3) Conecte seu cliente
Conteúdo é a chave para manter seu público alvo interessado e navegando em seu site por mais tempo. Na web você é o que você publica, portanto compartilhar conhecimento significa gerar a idéia de “expertise em um assunto” na cabeça de seu cliente. Ele irá fazer negócio com quem perceber o maior valor, ou seja, com que o ajudar a resolver seu problema. Aplicativos também podem ajudar a manter seu cliente conectado e informado sobre seus produtos e serviços.
4) Mensure seus resultados
A web é o veículo mais mensurável que jamais existiu. É possível acompanhar em tempo real uma série de informações chave, para o acompanhamento e redefinição da estratégia quando necessário. Os resultados mostrarão se sua presença é holística na web e como você está prendendo a atenção de seu cliente.
Finalmente, para que seja possível tornar sua presença na web em uma vantagem competitiva e gerar oportunidades de negócio a partir da web, entre em contato com a Conexa e poderemos suportá-lo nesse processo.
Como sua empresa pretende enfrentar os desafios do mundo online?
Deixe seus comentários e compartilhe o artigo.
Category: Blog, Estratégia, Inbound Marketing, Marketing
Comments (2)
Trackback URL | Comments RSS Feed
Sites That Link to this Post