dez

20

6 dicas para pensar na Transformação Digital da sua empresa.

Posted by 2 Comments

Você sabia que até 2017, 50% das empresas investirão em produtos e serviços que trazem inovação na experiência do cliente?

Trabalho com tecnologia desde 1996 e ainda me lembro de todas as previsões feitas no fim da década de 90 sobre a expansão da banda larga, voz sobre IP, internet móvel e por aí vai. 

No entanto, ninguém jamais poderia prever o impacto desta infra-estrutura na transformação das empresas e pessoas, ao redor dos serviços possibilitados por ela. 

Já passamos pela era da produção, da logística e da informação, mas a verdadeira revolução está acontecendo agora, na era do cliente.

No mundo dominado pela mobilidade e pela “nuvem“, o poder de decisão passou para compradores mais do que em qualquer outro ponto da história. A capacidade de aprender e interagir através da web e seus aplicativos, impõe uma nova rotina para as empresas e sua cadeia de valor.

Você já parou para pensar que 88% das empresas Fortune 500 em 1955, já não existem mais? 

A ruptura que as possibilidades da tecnologia está gerando, coloca em risco empresas que não estiverem buscando a digitalização de seus negócios. Ser digital, não significa mais ter um site e fazer propaganda online, mas sim uma nova abordagem sobre os processos de negócio e como a tecnologia impacta a interação das empresas com o ambiente onde  atuam.

Torna-se necessário agora avaliar toda a cadeia de valor, para determinar como é possível ser mais produtivo e operacionalmente mais eficiente adotando as ferramentas corretas.

Atualmente vivemos em um mundo com uma infinidade de devices, dados e aplicativos e criamos mais dados do que podemos consumir. A combinação de todas as tendências atuais como a consumerização de TI, serviços na nuvem, mobilidade, Internet das Coisas, etc gera novas oportunidades, mas também grandes desafios para executivos de todas as áreas da empresas. 

Abaixo segue uma pesquisa* realizada com 1600 executivos do mundo inteiro, que aponta que 78% dos entrevistados vê a transformação digital como crucial para seus negócios nos próximos 2 anos.

Algumas dicas podem ajudá-lo a iniciar o processo de transformação digital na sua empresa:

1) Avalie quais fornecedores possui e se sua empresa tem uma estratégia digital suportada por uma plataforma escalável, segura e flexível.

2) Entenda quais processo de negócio são mais críticos para a eficiência da sua empresa. Quem sabe iniciar por eles, pode trazer ganhos imediatos.

3) Você já utiliza ferramentas para aumentar a precisão e velocidade na tomada de decisão através da análise de dados?

4) Já considera a mobilidade em sua estratégia e todas as implicações que terá em sua infra estrutura e capacidade de interagir com clientes?

5) Já entendeu os benefícios da “nuvem” e como pode tornar seus processo muito mais ágeis?

6) Já utiliza as melhores ferramentas de produtividade e comunicação na sua empresa?

Estas são algumas das muitas perguntas que pode estar fazendo neste momento e para cada uma delas, existem caminhos possíveis para tratar o desafio.

Deixe sua opinião e compartilhe o artigo.

*pesquisa realizada pela Capgemini e MIT Solan Management Review. 

Fonte do gráfico: revista “Information Management”

Tags: , ,

Category: Blog, Cloud, Estratégia

Comments (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites That Link to this Post

  1. Cloud Computing e os novos desafios | MarceloFernandes.com | %d 10UTC %B 10UTC %Y
  2. Microsoft Insights | MarceloFernandes.com | %d 10UTC %B 10UTC %Y

Leave a Reply