fev

20

Você sabe como chegar ao 1% dos perfis mais visitados do Linked In?

Posted by Leave a Comment

Não que isso vá mudar a sua vida, mas certamente no universo digital é importante que você estabeleça presença.

Cada vez mais se torna comum visitar perfis de profissionais em sites que possuem ferramentas para exibição de portfólio, como o Linked In, ou até mesmo em sites pessoais como esse.

Desenvolver sua presença digital não é fácil, pois requer investimento de tempo e em alguns casos financeiro, por exemplo para construir um site. Construi meu primeiro site em 2004 e contratei um webdesigner para desenvolver a parte gráfica e de programação.

Na época, a ferramenta Word Press ainda não era popular e não tinha tantas funcionalidades. Depois de alguns anos, acabei construindo outros blogs por conta própria, para ganhar conhecimento sobre a ferramenta e também escrever artigos sobre assuntos como marketing, qualidade de vida no trabalho, tecnologia, etc…

linked in 1%Você pode construir um blog no Word Press sozinho, mas isso demanda tempo e paciência para lidar com temas de programação, bugs, etc. Para obter maior qualidade, recomendo que contrate um profissional para lhe ajudar com esta parte. 

Hoje, as possibilidades de divulgação são muito maiores e mais fáceis com as redes sociais, portanto é mais prático compartilhar conhecimento e conteúdo com comunidades de interesse. Este blog já recebeu mais de 2200 visitas e um total de 10000 page views, o que comprova o interesse que as pessoas tem em consumir conteúdo original e pontos de vista sobre determinados temas.

Criar e compartilhar conteúdo pode demonstrar conhecimento, ou o chamado “Though Leadership”, e desta forma gerar o interesse de profissionais em conhecer melhor seu histórico e perfil. Como uma marca, cada um de nós possui atributos que estão conectados a nossa vivência, experiência e assim por diante. 

Como numa empresa, devemos manter relacionamentos com nossos stakeholders e construir nossa imagem profissional.  Ter seu próprio blog, pode ser uma forma interessante de compartilhar seu conhecimento ou suas paixões com um público interessado. 

Existe outro lado que significa a geração das oportunidades de negócio, de emprego ou crescimento profissional na sua empresa.

Embora muitos dos profissionais de recrutamento e seleção ainda solicitem o tradicional CV, existem diversos artigos que mencionam empresas que já olham a presença digital como forma de obter o perfil dos potenciais recrutados.

Podem ser muitos os benefícios de ter seu perfil dentro dos 1% mais visitados do Linked In, ou seja, como diz um renomado livro “Cave um poço antes de sentir sede.”

Seguem algumas dicas para você construir, compartilhar e gerenciar conteúdo:

  • Guarde exemplos de trabalhos, fotos, vídeos e materiais que acha interessante e gostaria de escrever a respeito;
  • Escolha os tópicos com os quais se identifica e tem prazer em pesquisar, escrever e gerar conteúdo a respeito;
  • O começo é difícil, tenha paciência e não se intimide com o baixo tráfego no início ou em alguns posts. Nem todos são um sucesso;
  • Concentre-se na estrutura da informação e em que tipo de layout deseja fazer, baseado no conteúdo que vai divulgar. Contrate um webmaster (são muito acessíveis hoje), caso queira criar algo com uma cara mais profissional;
  • Escrever demanda tempo, um post como esse por exemplo necesita de 1-2hs de tempo para que esteja pronto; 
  • Anote idéias que vê em fontes de informação para montar seus artigos;
  • Para divulgá-los, utilize as redes sociais e uma estratégia clara de SEO, com palavras chave bem definidas. Não replique conteúdo de outros sites simplesmente. Se o fizer, mecione a fonte e dê crédito ao autor;
  • Publique com regularidade, uma vez que os mecanimos de busca possume “bots” que vistam seu site e isso impacta sua performance SEO.

Estas são apenas algumas dicas para que você possa iniciar sua presença online.

Este site possui cerca de 50% de seu tráfego proveniente do Linked In e o restante de outras fontes. Isso pode variar dependendo do tipo de conteúdo que escolha.

Lembre-se, é sempre importante ter prazer em criar e gerenciar um projeto como esse. 

Envie seus comentários e sugestões e compartilhe esse post nas redes sociais.

Tags: ,

Category: Blog, Inbound Marketing, Mídias Sociais

Leave a Reply