set

10

Você conhece os desafios para implementar o Ecossistema Móvel em sua organização? (vídeo)

Posted by Leave a Comment

Provavelmente você já conhece ou já ouviu falar dos milhões de dispositivos, linhas e acessos de banda larga móveis que existem. Só na América Latina já são mais de 600 milhões de usuários de telefonia móvel, sendo mais de 90 milhões de acessos de banda larga móvel.

Este volume enorme gerou uma nova modalidade de interação de usuários com empresas, através dos dispositivos móveis e isso trouxe impactos e necessidades na forma das empresas se relacionarem com seus clientes e funcionários.

Esta tendência aliada as questões centrais ligadas ao crescimento dos negócios como por exemplo, ser mais ágil e produtivo, aumentar as vendas, melhorar relacionamento com clientes, reter talentos, reduzir custos, etc fazem com que seja necessário repensar a forma de como tratar o universo móvel.

Todos os executivos (Mkt, Vendas, RH, Finanças, TI, etc) podem se beneficiar de aplicativos móveis, no entanto, em sua maioria ainda não “sabem” como podem fazê-lo através de uma estratégia corporativa integrada, ou seja, a construção do ecossistam móvel.

O ecossistema significa criar Aplicativos e políticas para clientes, funcionários e parceiros, que potencializem o crescimento dos negócios e agilidade dos processos, utilizando dispositivos móveis variados, baseados em diversos sistemas operacionais que estejam integrados com os sistemas de backoffice da empresa, de forma a garantir engajamento, colaboração  e produtividade.

Existem algumas perguntas básicas que podem ajudá-lo a perceber se sua empresa está se preparando bem para implementar o ecossistema móvel.

  • Existe uma fragmentação de nossa estratégia móvel, ou seja, cada área faz o que quer?
  • Alguns departamentos compram Apps Móveis baratos que satisfazem necessidades imediatas, mas sem considerar as implicações da não integração com os dados da empresa?
  • Estamos criando silos da informação, que inviabilizam a colaboração entre as áreas da empresa com objetivos em comum?
  • Não conseguimos lançar aplicativos para clientes, funcionários e parceiros com a velocidade que precisamos?
  • O número de dispositivos móveis e sistemas operacionais é muito grande. Como podemos lançar aplicativos para todos eles?

Assista ao vídeo e conheça a visão da Frost & Sullivan sobre o tema.

É provável que tenha respondido sim para algumas dessas perguntas ou até nem tenha pensado nelas, mas não se preocupe pois isso pode ser o sinal de que precisa pensar no ROI da Mobilidade Corporativa da sua empresa.

Antes de prosseguir com a criação de seu ecossistema móvel, também é necessário considerar alguns dos impactos de se criar ações de mobilidade isoladas em sua empresa, sem prévio planejamento.

  • A estratégia fragmentada gera custos maiores de manutenção e segurança, prejudicando o retorno do investimento em Mobilidade.
  • A quantidade de dados gerada será enorme, já que existem muito mais dispositivos móveis do que PCs. Por exemplo, o Twitter já recebe mais de 50% de seu tráfego originado de dispositos móveis.
  • Os processos de atendimento ao cliente, segurança, governança não estão prontos para implementar a estratégia móvel o que poderá gerar muitas dores de cabeça.
  • Aplicativos desenvolvidos baseados em um processo e não na experiência do cliente, podem representar investimentos enormes e se transformar em grandes encalhes.

Ficam aqui algumas dicas importantes para iniciar a discussão interna na sua empresa, sobre como pensar em seu Ecossistema Móvel.

  • Adote um padrão tecnológico para a Mobilidade: Pense nos custos e performance a longo prazo e busque um líder de mercado capaz de suportá-lo ao longo do caminho.
  • Pense nos tipos de Aplicativos para sua empresa: Defina os requisitos operacionais e tipos de aplicativos e ciclo de vida das aplicações (planejamento, teste, implementação, atualização, etc)
  • Entenda as inter dependências operacionais: Evite criar silos da informação e prejudicar a operação dos negócios  e considere as atividades para as quais os Apps são criados e seus impactos nos processos.
  • Priorize os recursos: O volume de demanda por aplicações pode ser alto. Verifique se já existem Apps que atendem a demanda e escolha aqueles que trazem maior ganho ao negócio e não são isolados.

Este é um assunto bastante complexo e apresentei aqui os pontos chave para você entender que precisa e entrar em contato com empresas especialistas, para que possam lhe ajudar a desenvolver esta estratégia.

Tags: ,

Category: Blog, Estratégia, Mobilidade

Leave a Reply