mai

30

ROI e ROS – Um Pesadelo para Muitos

Posted by 7 Comments

ROI e ROS – Um Pesadelo para Muitos Medir o retorno do investimento com ações de mídia tradicional muitas vezes é uma tarefa muito complexa.  Na web 2.0 existem diversas formas de investimento, anúncios, links patrocinados, marketing de afiliados, etc. Atualmente a grande maioria das pessoas, busca informações sobre os produtos ou serviços que deseja comprar, na internet. Independente do perfil B2B ou B2C de seu negócio o conteúdo para sites se tornou fator chave de sucesso para retorno sobre investimentos e marcelo fernandesengajar clientes e criar diferencial.

Segundo o Google, 75% dos internautas clicam nos resultados das buscas orgânicas e os outros 25% em links patrocinados. Isto dá a dimensão da importância de ter sua estratégia de marketing (conteúdo, mídias sociais, SEO) bem definida, impactando positivamente seu ROI e ROS.

Primeiro é necessário entender o que significam as siglas:

  • ROI-Retorno sobre Investimento (Valor Presente Esperado dividido pelo Valor Total do Investimento);
  • ROS – Retorno sobre Gastos (Valor das Vendas dividido pelo Custo da Ação Online);

Algumas dicas podem ser importantes para ajudar você a entender os números:

  1. Determine a métrica de valor para cada cliente (Vendas, Margem, NPV, etc) – Cada empresa adota métricas diferentes, por exemplo valor/transação, venda anual, lucro, etc. Escolha uma que os  executivos da sua empresa usem com mais frequência.
  2. Estime um valor de vendas baseado na taxa de conversão – Na sua empresa deve haver uma valor estimado do número de novos clientes fecham negócios. Você pode usar este percentual com base.
  3. Determine o valor do investimento a ser realizado – Ex: Produção de material com vídeos on line, consultoria, e-mail marketing, etc;
  4. Calcule os valores de ROI e ROS com os números obtidos;

Através da potencialização do conteúdo em vídeo on line ou texto podemos ter um aumento considerável nos resultados. Isto se deve ao fato de que mecanismos de busca na web 2.0 se baseiam na relevância e autoridade do conteúdo que você disponibiliza.

Afinal, Seu Conteúdo é Seu Diferencial.

Tags: ,

Category: Blog, Estratégia, Marketing, ROI

Leave a Reply