out

16

O valor da informação.

Posted by 4 Comments

Você provavelmente já deve estar com a sensação de que está atolado em meio a tanta informação, porém não sabe como lidar com ela e quais informações tem mais ou menos valor, se estão corretas ou não.

Esse é um dos principais desafios da economia da atenção e seja você uma pessoa de negócios ou de uma área técnica diretamente ligada aos bancos de dados, precisa encontrar formas de lidar com esse volume gigante de dados.

É interessante, mas 90% de todos os dados criados pela humanidade foram gerados nos últimos 2 anos. Um tsunami de dados vindos em vários formatos e de fontes como vídeos, redes sociais, blogs, notícias, planilhas, cadastros, aplicativos, máquinas, web apontam o sentimento e a reação de indivíduos a sua exposição a serviços, produtos e ao relacionamento com as marcas.

Serão mais de 1.5 exabytes de informação criada em 2012, você pode imaginar esse volume? (1 exabyte = 1 bilhão de gigabytes = 10 bilhões de cópias do The Economist).

Ambos os parágrafos acima e a foto, mencionam dois aspectos importantes, o volume e a variedade dos dados gerados.

Big Data

Em meio a tantas possibilidades, tomar decisões em tempo real baseadas em informação de qualidade, parece ser mais um pesadelo do que uma realidade.

Esse fator nos remete ao 3º ponto, a velocidade necessária para ter vantagem neste mundo competitivo.

Bem, agora você já conhece mais sobre os desafios que estão a nossa frente, mas como enfrentá-los?

Gerar vantagem competitiva para sua empresa, requer um pensamento holístico em relação a geração, fluxo, análise, qualidade e volatilidade da informação.

De acordo com um estudo da Oxford Economics, empresas que implementaram sistemas que funcionam em tempo real tiveram 21% de aumento nas vendas e 19% de redução dos custos de TI.

Seguem algumas dicas para você liderar o processo de geração de decisões em tempo real dentro da sua empresa.

1)    Identifique as áreas de negócios que teriam o maior impacto pela possibilidade de analisar dados até 3600 vezes mais rápido.

2)    Grandes volumes de dados requerem uma nova forma de pensar sobre como armazenar e analisar de uma forma que o custo seja viável. Trabalhar com um fornecedor capaz de atuar com vários bancos de dados diferentes é o caminho para vencer o desafio.

3)    Encontre os sponsors em sua organização e coloque um painel de controle em tempo real nas mãos deles, para que possam perceber rapidamente os benefícios da informação em tempo real. Com SAP HANA, operações que duravam 1hora serão feitas em 1 segundo.

4)    Determine as fontes de dados estruturados (planilhas, formulários, etc) e não estruturados (vídeos, redes sociais, blogs, etc)  que existem em sua empresa ou com as quais ela está sujeita.. O cruzamento destas informações, pode gerar percepções sobre seus negócios, nunca antes possíveis.

5)    Se você já realiza um volume enorme de transações, imagine então como integrar seu banco de dados transacional a sua solução de tempo real, de forma que consiga ter os maiores benefícios na gestão e redução de custos, além é claro de lidar com um único fornecedor de todas as suas tecnologias de bancos de dados. O SAP Sybase ASE certamente será a opção correta para este caso.

6)    Preocupe-se com os custos de hardware e TCO de suas soluções. Os volumes serão grandes e trabalhar com um fornecedor, que possa garantir suporte integrado, fará toda a diferença.

7)    Garantir a Governança da Informação é essencial para que a qualidade dos dados no sistema gere possibilidade de decisões mais assertivas. O SAP possui soluções de EIM, Enterprise Information Management que poderão ser cruciais para assegurar a qualidade dos dados e a manutenção da política de governança.

Em suma, criar uma estratégia integrada de tratamento da informação, em seus diversos estágios de existência e usar a tecnologia para garantir que seus negócios sejam monitorados em tempo real, pode ser a diferença entre esperar 3 semanas para descobrir que um produto estava encalhado na prateleira ou descobrir isso em apenas 7 minutos.

Se você seguir essas dicas, terá grande sucesso para obter percepções imediatas e sem precedentes sobre seus clientes, produtos, serviços e operações.

Seguramente você terá melhor performance que a concorrência otimizando fontes de receita, alcançando seus clientes de forma mais eficiente, planejando e fazendo previsões de forma mais confiante.

Deixe seus comentários, compartilhe esse artigo em suas redes sociais.

Tags: ,

Category: Big Data, Blog, Estratégia

Leave a Reply