nov

10

Mídias Sociais, Confiança e Credibilidade

Posted by 1 Comment

Pequenas Empresas e Grandes Negócios podem utilizar esta nova ferramenta de marketing para desenvolver estes dois aspectos centrais para um bom relacionamento.

Esta regra é válida tanto para relações entre pessoas, como também entre marcas e pessoas. A produção de conteúdo para sites com a utilização de vídeos online, tem forte influência na construção da credibilidade da sua empresa dentro das mídias sociais e web 2.0.

O crescimento da importância das mídias sociais reforça a necessidade da confiança. Redes bem sucedidas como o Facebook e o Linked In são construídas com base na transparência e confiabilidade. No entanto, as mídias sociais também distorceram a noção de confiança, ao colocarem ênfase no número de contatos ao invés da qualidade destas conexões.

As pessoas tendem a tomar suas decisões baseadas no “boca a boca“, seja online ou offline, proveniente de amigos, familiares, colegas de trabalho, etc. Desta forma, a qualidade das conexões deve ser levada em conta para empresas que buscam bons resultados nesta mídia. Existem muitas formas de medição de sucesso, como o volume de conteúdo e participação, o tempo que as pessoas se tornaram fãns ou até o número de seguidores.

No entanto, estas medidas se mostraram muito menos importantes para inspirar confiança, quando comparadas com a abertura do diálogo, qualidade dos comentários e a interação do autor ou patrocinador.

Podemos ver abaixo um gráfico da percepção do que inspira confiança no consumidor americano. É possível imaginar que para os Brasileiros, essa tendência seria válida.

midias sociais

Parece ficar claro que popularidade, não necessariamente indica influência nas mídias sociais. É importante que empresas que desejem participar deste novo canal de comunicação, possuam uma estratégia de marketing online definida e não somente criem uma página para dizer que estão presentes.

É necessário colocar conteúdo em sua página, para que seus fãns possam utilizar seu ponto de vista como “expert” no assunto. Assim, você construirá credibilidade e certamente a confiança será uma consequência. No Inbound Marketing, as mídias sociais e conteúdo para sites são essenciais para o sucesso de sua presença na web 2.0.

Tags: ,

Category: Blog, Inbound Marketing, Mídias Sociais

Comments (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites That Link to this Post

  1. Mídias Sociais para pequenas e médias empresas | MarceloFernandes.com | %d 16UTC %B 16UTC %Y

Leave a Reply