Nov

17

Conteúdo na web 2.0, generosidade é a chave.

Posted by 2 Comments

Compartilhar seu “Conhecimento de Líder”,  requer tempo e esforço intensivo.

Criar, encontrar e compartilhar conteúdo interessante pode provar para clientes que a empresa conhece o seu território, é uma líder em seu setor e quer ajudar clientes a manterem-se atualizados sobre assuntos importantes.

Empresários e executivos devem colocar ênfase cada vez maior no marketing de conteúdo, pois este agrega valor para os prospects e públicos alvo.

Segundo pesquisa recente realizada em fevereiro de 2011 pela empresa americana HiveFire, quase metade dos profissionais de marketing dos EUA pesquisados, incluiram conteúdo como parte de sua estratégia e outros 42% estão familiarizados com a idéia, mas ainda não a praticam. 

Mesmo entre esse grupo, 85% já tinham produzido algum tipo conteúdo, por exemplo, enviar um artigo ou algum ponto de vista, mas não estavam cientes disso.

Os principais objetivos da criação de conteúdo, de acordo com o levantamento, foram criar liderança e melhorar o “buzz” da marca. marketing-de-conteúdo

Estudos anteriores realizados em Maio de 2010 concluiram que o reconhecimento da marca, era o principal objetivo do marketing de conteúdo para empresas B2B na América do Norte, citado por 78% dos entrevistados.

O marketing de conteúdo contribui muito para a geração de leads e os resultados do SEO.  Como parte da pesquisa, pode-se constatar que 78% das empresas que publicam em seu Blog diariamente, conseguiram novos clientes.

Esse número cai para 33%, nas empresas que publicam menos de 1 vez por mês.

Nas mídias sociais, ficou claro que gerar conteúdo interessante para que seja replicado por clientes, foi uma forma eficiente de gerar links e alavancar os resultados das buscas orgânicas e tráfego no site.

A produção de conteúdo não é uma atividade simples e os maiores desafios, estão na criação de conteúdo que seja original e atraente  e encontrar tempo para fazê-lo.

Profissionais de marketing observaram que encontrar conteúdo de qualidade produzido por empresas especializadas foi mais simples, mas mesmo para 50% deles a tarefa foi vista como difícil.

marketing-de-conteúdoA pesquisa revelou também que a produção de conteúdo cresceu em importância, com quase sete em cada 10 entrevistados  dizendo que encontrar, organizar e compartilhar o conteúdo era mais importante do que foi no ano anterior.

As previsões indicam que conteúdo será ainda mais importante em 2011. A vantagem da criação de conteúdo para as empresas é a geração espontânea de links e comentários sobre sua marca, o que impulsiona a exposição online.

É importante lembrar que para produzir conteúdo que seja relevante, será necessário definir uma estratégia de assuntos e palavras chave e garantir a publicação regular de material.

Os Blogs são uma execelente ferramenta para este fim e a web 2.0 abre a oportunidade, para que empresas de qualquer tamanho e setor possam conseguir destaque online.

 

Sua empresa está pronta para compartilhar conteúdo em um cenário onde 80% das pessoas busca todo tipo de informação online?

Siga-me no Twitter: @Marcelo_sfer

Tags: ,

Category: Blog, Conteúdo, Inbound Marketing

Leave a Reply