Dec

1

O efeito borboleta da empatia.

Posted by Leave a Comment

Talvez você já deva ter ouvido algo a respeito da teoria do caos. Entre vários pontos complexos ela aponta que ao se tomar uma decisão mínima, considerada muitas vezes insignificante, tomada com plena espontaneidade, poderemos gerar uma transformação inesperada num futuro incerto.

Em todas as empresas e sociedades existe sempre a chance de que isso ocorra, mas em especial nas empresas devemos nos policiar para que as mudanças, nos levem de fato a saber como lidar com um futuro, que é geralmente incerto.

Estamos diante de uma grande transformação econômica, política e tecnológica, lidando com a ambiguidade cada vez mais ampla e presente. Recentemente ouvi de um grande líder, sobre a importância da empatia na realidade em que vivemos. 

Ele falou sobre a empatia, peça chave nos novos modelos de liderança. Apesar desta palavrinha ser simples, ela representa a capacidade de nos colocarmos nos “sapatos” de nossos colegas e clientes, entendendo como podemos ajudar o outro dentro de todos os desafios que enfrentamos no nossos dia a dia.

É crucial criar um ambiente onde os times tenham o “empowerement” necessário para arriscar, sem correr os riscos do julgamento provenientes do não entendimento de outras realidades.

A empatia também significa que cada uma de nossas atitudes diárias, deve estar focada na nossa transformação como empresa e indivíduos.

Ter empatia não significa aceitar qualquer ponto de vista ou qualquer situação, mas ouvir para entender a perspectiva do outro com o objetivo de ajudar.

Se é fisicamente comprovado que a batida de asas de borboletas pode trazer efeitos ao planeta, imaginem que com o poder de cada um de nossos pequenos atos orientados na mesma direção, podemos realmente transformar empresas e indivíduos em todo lugar.     

Qual a sua opinião sobre o tema?

Tags: ,

Category: Blog, Estratégia

Leave a Reply