mar

23

HP no Youtube abre as portas com reclamação!

Posted by Leave a Comment

Marca inaugura loja virtual no site de vídeos, mas clientes insatisfeitos se manifestam em peso. Realmente foi uma iniciativa inovadora da HP, marca de computadores pessoais. Criar uma loja virtual para ajudar clientes a conhecerem melhor seus produtos é um novo modelo viável para pequenas empresas, grandes negócios.

Com esta iniciativa certamente a HP conseguirá medir de forma objetiva, o retorno  em uma ação nas mídias sociais.

O canal auxiliado por uma boa estratégia de RP, atingiu em seus primeiros dias de funcionamento um volume de cerca de 85milCase-HP-Storeviews. Cerca de 430 pessoas se cadastraram. Apesar do volume de views ser razoável, quem acessou viu diversos usuários reclamando dos serviços e produtos HP. Frases como “A HP é boa até você precisar dela.” e outras mais pesadas, dominaram as primeiras páginas de comentários. É certo que usuários descontentes tendem a gerar muito mais buzz do que os advogados da marca, no entanto é preciso determinar um procedimento claro antes de entrar nas mídias sociais sobre como reagir a essa situação. Abaixo alguns pontos importantes a serem levados em conta, na hora de pensar sua estratégia de Inbound Marketing.

  • Crie vários pontos de contato, onde você poderá gerar tráfego para seu canal. Alguns números podem parecer grandes, mas dentro do universo da web e o tamanho da marca ainda são modestos.
  • Antes de anunciar publicamente o início de sua operação, comunique para um grupo de bloggers e advogados da marca. Desta forma você já terá e verá a reação deles e dos clientes com problemas, antes de sua ação se tornar pública. Você poderá resolver as reclamações mais complexas, antes de iniciar uma promoção mais agressiva.
  • Não deixe nenhuma situação sem resolução e comunique depois como o problema foi resolvido. Assim, futuros insatisfeitos saberão que através daquele canal tudo se resolverá rápido. Lembre-se, trate-se de um diálogo.
  • Embora um canal com conteúdo sobre produtos pareça algo interessante é importante não centralizar o discurso todo no “eu”. Falar sobre seus produtos o tempo todo, não irá atrair usuários ou pelo menos não os fará assistir todo o vídeo.
  • Imagine quem são e quais são os problemas de seus clientes e gere conteúdo útil pra eles. Seu produto pode estar incluído, mas não centre tudo ao redor dele pois soará como propaganda e usuários tendem a filtrar isso.
  • Sinta-se a vontade para utilizar pessoas comuns para apresentar, como por exemplo os gerentes de produto ou usuários experts. Isso criará empatia e humanizará a relação da marca com o cliente.

Em função do conteúdo do canal e das vendas geradas online, será possível estabelecer um padrão de conversão em vendas. Desta forma, é possível determinar de forma precisa o ROI (Retorno sobre Investimento) de sua ação. Realizamos também  palestras, treinamento e consultoria para sua empresa, além de serviços de personalização e geração de conteúdo.

Deixe sua mensagem no Blog. Siga-me: @marcelo_sfer

Tags: ,

Category: Blog, Inbound Marketing, Marketing, Vídeo

Leave a Reply