abr

5

Mídias Sociais, Não é uma Brastemp!!

Posted by 3 Comments

Ficar calado neste universo, pode signifcar consentir tudo que falam sobre sua empresa. Recentemente o vídeo abaixo circulou na internet, chegando até a ter uma matéria publicada no jornal “O Estado de SP”.

A indignação de um cliente com os serviços de uma empresa gerou a atenção de mais de 450 mil pessoas, que assistiram as reclamações online. Certamente estes internautas comentaram ou assistiram com mais duas ou três pessoas e a audiência pode ter passado de 1 milhão.

O interessante é que campanhas recentemente geradas, como Fiesta Stories e Ariel, obtiveram menos da metade das visualizações.

Muitas empresas ainda se questionam sobre sua necessidade e alegam, “mídias sociais, isso não é para o meu negócio“, quando pensam em abrir este novo canal de comunicação com seus clientes.

Via de regra este receio é motivado pelo fato de acharem que, se deixarem o cliente falar terão que ouvir reclamações. Este vídeo expressa de forma clara o poder do “boca a boca” e de que a falta de presença definida no ambiente online, pode significar um desastre nas relações da marca com seus consumidores.

Clientes cada vez mais instruídos e com um mega fone cibernético nas mãos, podem causar danos a confiança e credibilidade de marcas impactando até as vendas.

As empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação, precisam se conscientizar de que abrir este canal de comunicação é uma forma de se aproximar de seus clientes e prospects. Detectar problemas antes que estes se tornem uma crise para o departamento de relações públicas, é uma das funções essenciais deste relacionamento aberto.

Muitas empresas também dizem ter presença nas mídias sociais, mas possuem perfis criados ao invés de páginas e não há personalização ou qualquer investimento para gerar conteúdo e abrir o diálogo com seus clientes. Se os gestores de sua empresa ainda não sabem o que fazer, considere estas dicas para traçar um plano de ação:

  • Mídias Sociais somente são úteis, se houver uma estratégia de conteúdo por trás;
  • Estes são canais de mão dupla, portanto considere deixar aberta a possibilidade para que seus clientes se comuniquem com sua empresa;
  • Defina métricas e responsáveis pela implementação da estratégia. Só assim, você garantirá e perceberá o movimento de seus clientes, podendo evitar reclamações ainda em seu nascimento.
  • Não tenha receio de abrir a comunicação com seus clientes, pois se você não os ouvir a web toda o fará.
  • Leia as 11 Dicas para Usar o Marketing de Atração em 2011.

Lembre-se, se você não implementar estratégias para usar este canal de comunicação direta com seus clientes, seu concorrente o fará.

Seu negócio é a alma da sua propaganda, portanto não deixe que eventuais problemas se transformem num tsunami digital. Se sua empresa enfrentasse um problema desta proporção na web hoje, o que você faria?

Deixe seu comentário. Assista também o vídeo “Os Segredos do Inbound Marketing” e descubra como ele pode ajudar sua empresa.

nota: em pouco mais de 1 semana as visualizações subiram de 330 mil para mais de 453mil no Youtube.

Tags: ,

Category: Blog, Marketing, Mídias Sociais

Leave a Reply