nov

17

CMT – Chief Marketing Technologist, sua empresa ainda terá um. (vídeo)

Posted by 1 Comment

É isso mesmo que você leu. A adoção de tecnologia nos departamentos de marketing é cada mais intensa e os profissionais precisam estar  preparados para esse desafio.

Em pesquisa recente com 1700 CMOs foram apontados 4 pontos chave para essa mudança, explosão de dados, mídias sociais, proliferação de canais e dispositivos, mudanças na demografia dos consumidores.  

Alguns dos resultados da pesquisa, podem ser vistos abaixo:

  • 71% acreditam que não estão preparados para lidar com a explosão de dados;
  • 68% não estão preparados para lidar com as redes sociais;
  • 65% não estão prontos para gerenciais o crescimento de canais e dispositivos;
  • 63% não estão preparados para lidar com as mudanças na demografia dos consumidores;
  • 55% não sabem como alinhar as questões de privacidade;

Nos dias atuais o marketing pode trabalhar muito mais baseado em dados, do que jamais foi possível antes. Agora as ações de marketing podem ser baseadas em dados concretos, porém  entender a tecnologia se tornou um item indispensável para os novos profissionais de marketing.

Para lidar com esses desafios, muitas empresas já começam a discutir um novo perfil de profissional, o CMT ou Chief Marketing Technologist. Essa função seria uma espécie de ligação entre a área de Marketing e a área de Tecnologia das empresas.

Assista a entrevista com Gustavo Amorim, Diretor de Marketing da SAP Brasil, que fala sobre a importância desse assunto para os novos profissionais da área de marketing.

Tendências como o Big Data, os aplicativos móveis e a larga adoção da mobilidade representam uma grande oportunidade de negócios. Isso fará com que os novos profissionais de marketing, tenham cada vez mais impacto nas organizações.

Em muitos casos, o Marketing já entende essas tecnologias melhor do que a área de TI. A possibiliade de consumir tecnologia na nuvem ou contratar desenvolvedores para criar soluções específicas, faz com o que marketing muitas vezes invista mais em soluções técnicas do que a própria área de TI.

Você está preparado para essa mudança? Pergunte a seus colegas da área de marketing, como eles se relacionam com a tecnologia, a análise de dados e as idéias mencionadas nesse texto.

Clique nos hiperlinks em azul ao longo do texto e acesse outros artigos e vídeos complementares.

Leia os diversos artigos do blog sobre web, mobilidade, redes sociais, Big Data. Compartilhe o artigo e deixe seus comentários.

fontes: Forbes, cio.com, inspirado no artigo “Your CMO can be your next CIO”

Tags: , ,

Category: Blog, Estratégia, Marketing, Vídeo

Comments (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites That Link to this Post

  1. Marketing na Nuvem | MarceloFernandes.com | %d 09UTC %B 09UTC %Y

Leave a Reply