out

9

SAP mira a virtualização de serviços e parcerias com desenvolvedores

Posted by 2 Comments

São Paulo /SP

A companhia global SAP com forte atuação no Brasil, tem feito vários movimentos para atrair desenvolvedores de aplicativos corporativos e atender clientes interessados em usar sua plataforma de mobilidade. Recentemente, a empresa lançou um programa global para desenvolvedores, o SAP Mobile Apps Partner. O projeto dá licenças gratuitas e suporte adicional para quem quer integrar seus produtos e, assim, associá-los às suas plataformas. O gerente de Marketing de Soluções Móveis e Banco de Dados da SAP América Latina & Caribe, Marcelo Fernandes, disse que o uso de aplicações móveis no ambiente de trabalho deve aumentar nos próximos anos.

Pesquisas de consultorias que realizam estudos globais sobre o tema, como, por exemplo, o IDC também indicam a tendência. Por isso, as empresas estão incorporando estratégias para gerenciar esses dispositivos. Fernandes acredita que, em breve, todos os players do segmento corporativo precisarão olhar com maior atenção suas estratégias nesta área demobilidades.

“As companhias devem ter uma visão estratégica que pense a mobilidade de uma maneira unificada. Só assim elas poderão obter novas receitas e diminuir os custos das operações”, disse o executivo.

Desenvolvedores

Sobre a importância dos desenvolvedores, Fernandes explicou que a SAP pretende ter mais de um milhão de “parceiros” até 2015 em todo o mundo. “A parceria com estes profissionais é vantajosa para a SAP porque a empresa poderá ter em sua plataforma soluções para nicho diferentes, como por exemplo aplicativos específicos de mobilidade para pequenas e médias empresas (PMEs). Também é vantajosa para os desenvolvedores que se beneficiarão de nossa imensa carteia de clientes e poderão lucrar vendendo suas criações.”

Ao falar sobre a plataforma de mobilidade da empresa, Fernandes contou que até o final deste ano a SAP terá cerca de mil aplicativos, desenvolvidos internamente e por seus parceiros. “Nosso objetivo é aumentar este número nos próximos anos, imagino que o ideal seria um cenário onde 30% dos aplicativos serão desenvolvidos pela SAP e 70% pelos parceiros independentes”, comentou o gerente.

Para alcançar seus objetivos, a SAP pretende aumentar número de eventos e encontros com desenvolvedores brasileiros no próximo ano. A empresa também vai traduzir o site de desenvolvedores, que terá informações acessíveisemportuguês.

Em 2013 a companhia também planeja lançar no País o serviço do Afaria na nuvem. “Vamos trazer esta solução para o Brasil, seguindo os moldes do lançamento nos Estados Unidos. Primeiro vamos oferecer aos nossos clientes e, conforme o projeto for andando, podemos fazer uma divulgação maior para o mercado”, concluiu.

Por: MARIA CAROLINA DE RÉ

DCI – Diário do Comércio e Indústria

Compartilhe essa notícia nas redes sociais.

Tags:

Category: Blog

Comments (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. João Guedes disse:

    Virtualização de serviço parece realmente ser uma tendência global para empresas que querem terceirezar o serviço de TI sem se prender aos recursos (profissionais).
    Vide Apple com a sua loja de aplicativos e a Google com o Android

Leave a Reply