out

10

Aplicativos Móveis, sua marca nas mãos dos seus clientes. (vídeo)

Posted by 1 Comment

Primeiramente, devemos imaginar que “o cliente” pode tanto representar aqueles que consomem comercialmente algo de sua empresa, mas também as estruturas internas que podem consumir informação e serviços, ou seja, os funcionários da empresa.

Atualmente existem mais de 5 Bilhões de usuários de telefonia móvel no mundo e foram feitos mais de 9 Bilhões de downloads de aplicativos móveis.  Os números deixam claro de que a Mobilidade veio para ficar.

Estes volumes demonstram como as pessoas estão abrançando a mobilidade, o que gera uma oportunidade para que empresas alavanquem seus negócios baseadas nesta demanda e na adoção das tecnologias móveis, para aumentar a produtividade e a colaboração com consumidores, parceiros e entre os funcionários.

A Mobilidade realmente tem o poder de transformar a forma como os negócios operam.

É preciso entender o objetivo central e cada aplicativo móvel a ser criado e imaginar que ele poderá ser usando por milhares ou até milhões de clientes e por toda a força de trabalho da sua empresa.

Atualmente algumas empresas já disponibiliza aplicativos para as diversas áreas da empresa como Marketing, Vendas, RH, Finanças, Manutenção e pode construí-los de forma integrada aos processos do negócio e que atendam necessidades específicas de cada organização.

Podemos dividir os tipos de Apps basicamente em 3 áreas:

Apps Móveis para os consumidores

São aplicações que permitem que organizações engajem e interajam com os consumidores móveis, como programas de fidelidade, cuidados com pacientes, m-commerce, m-banking, m-payments, etc.

Apps Móveis ligados a processos

São desenhados para mobilizar grande parte de linhas de negócio críticas e processos de negócios industriais utilizados por profissionais altamente móveis, como serviços de campo, vendas, gestão de ativos e execução no varejo.

Apps Móveis para produtividade das pessoas

São aplicativos com um objetivo único, o de ajudar que funcionários e gestores concluam tarefas a partir de dispositivos móveis, como aprovações, pesquisas, despesas e tempo das tarefas.

 

Abaixo seguem algumas dicas para que sua empresa comece a pensar no universo dos Apps, que alavancarão a Mobilidade Corporativa de sua organização.

  1. Oberserve quais são os processo críticos de negócios e priorize os apps para estas áreas primeiro.
  2. Entenda como seus clientes interagem com os processos de sua empresa e crie funcionalidades que facilitem sua vida nos momentos de decisão de compra.
  3. Determine se irá comprar ou desenvolver os Apps para sua empresa. Em ambos os casos crie uma estratégia integrada e evite a criação de silos nas áreas da empresa, dificultando a colaboração entre elas.
  4. Leve em consideração a diversidade de dispositivos móveis (smartphones, tablets, featurephones) e de sistemas operacionais (iOS, Android, Windows Mobile, Blackberry) e como preparar os aplicativos móveis para as diversas combinações possíveis.
  5. Avalie bem se parceiros de negócios e tecnologia tem know-how e capacidade para entregar Apps em escala corporativa, atendendo requisitos de segurança, ciclo de vida, integração com sistemas de backoffice e continuidade de investimento nas tecnologias envolvidas.
  6. Verifique como disponibilizar estes aplicativos móveis para todos os funcionários de sua empresa, independentemente se estes tem dispositivos fornecidos pela empresa ou não (BYOD).
  7. Escolha um vendor que pode ajudá-lo na criação da estratégia e da manutenção de longo prazo de todos os sistemas envolvidos na criação e gestão dos aplicativos móveis.

Por fim, pensar em sua estratégia de Aplicativos Móveis requer esforço e implementá-la requer planejamento, seja sua empresa de pequeno ou grande porte.

Garantir o melhor ROI (retorno sobre investimento) da Mobilidade Corporativa, requer a escolha correta de um parceiro que possa fazer parte de todo o ciclo de vida de seus apliactivos móveis. 

Source: Kelton Research, January 2011, Unwire your Business with Mobile Solutions from SAP

Tags: ,

Category: Blog, Estratégia, Mobilidade

Comments (1)

Trackback URL | Comments RSS Feed

Sites That Link to this Post

  1. O ecossistema móvel em sua empresa | MarceloFernandes.com | %d 10UTC %B 10UTC %Y

Leave a Reply